Mensagem de motivação? Não, ação de motivação!

Aumente a motivação de sua equipe em 5 passos

Mensagem de motivação? Não, ação de motivação!

Hoje de manhã liguei a TV para ver o noticiário. Crimes terríveis não resolvidos, a escassez de água em diversas regiões do país, a corrupção desenfreada e punida de forma branda, a má administração de recursos que afundam o país, as queimadas que destroem e extinguem a riqueza da nossa fauna e flora, empresas fechando, sendo reestruturadas e realizando duros cortes no quadro de colaboradores.. como manter o nosso olhar positivo diante de tantas más notícias?

The end

Parece difícil, né? Na internet, vi que muitos procuram frases e mensagens de motivação, mas não acredito que adianta muito jogar umas frases interessantes no ar se as nossas atitudes não forem direcionadas também para esse sentido.  Por isso, neste post, escrevi mais sobre como podemos motivar nossas equipes no trabalho através de ações e não só com palavras ou frases prontas.

ActNow

Antes de falarmos o que pode ser feito para estimular a motivação, é interessante saber o que é motivação. Pensando de forma simples, podemos ver que a palavra é formada pela junção de duas: Motiva + ação. Separando-as fica mais fácil de explicar o seu significado. Qual é o motivo ou razão para que você faça determinada ação? Pensando no campo profissional, por exemplo, motivação teria a ver com o que te leva a acordar todos os dias de manhã e passar 8 horas ou mais no trabalho? É o salário? São as pessoas com quem você trabalha? É o conhecimento que ele te proporciona? É a sensação de estar fazendo algo importante para você e o mundo?

Save the world2

Cada indivíduo tem suas razões para dedicar boa parte do seu dia ao trabalho. Normalmente, trata-se de um conjunto de motivos e os mais importantes, gosto de chamar de pilares. Quanto mais a empresa corresponder a estes pilares, mais satisfeito, motivado e engajado o seu colaborador estará. Por outro lado, temos que tomar cuidado porque o oposto também é verdadeiro. Para mim, por exemplo, que trabalhava em uma consultoria de inteligência de mercado, os meus três principais pilares eram o ambiente de trabalho, a aquisição de conhecimento que me proporcionava e a flexibilidade. Fui muito feliz e motivada enquanto estes três pontos foram atendidos. Meus domingos não eram angustiantes e sair da cama cedo todos os dias não era um grande sofrimento. Mesmo em tempos mais difíceis.

do more of what makes you happy

É claro que quando tudo está funcionando bem, as vendas estão crescendo e os clientes e superiores estão elogiando o nosso trabalho, é muito mais fácil ficar motivado. Mas agora, em épocas menos favoráveis, como manter esta motivação em nossos colaboradores e equipes?

Não tem jeito, você como líder pode ser um grande influenciador. Por isso, seguem 5 dicas valiosas para manter seu time motivado:

Time for action

1. Selecione as pessoas certas

Tudo começa na seleção das pessoas que vão fazer parte de sua equipe e empresa. As capacidades técnicas muitas vezes são importantes, mas não podemos deixar de entender quais são os valores dos candidatos, se estes são compatíveis com a cultura da companhia. Já cometi o erro de trabalhar em empresas cujos valores batiam de frente com os meus. Foi angustiante, totalmente desmotivador e com certeza, meu desempenho não foi o melhor. Não recomendo a ninguém que o faça.

Select people[

Também é crucial verificar se os candidatos se identificam com a missão e causas da companhia, pois quando sentimos que estamos fazendo algo realmente significativo para nós, para aqueles que amamos e/ ou para o mundo, as chances de nos desmotivar nos primeiros obstáculos diminuem enquanto a possibilidade de engajamento com a empresa aumenta.

Também, é interessante de tempos em tempos reavivar essa identificação em treinamentos, reuniões e encontros, falando, discutindo, trazendo casos reais de sucesso. Por exemplo, o que muitas farmacêuticas fazem, e eu considero incrível, é trazer pacientes que estão sendo tratados e curados com seus medicamentos para darem seu depoimento na convenções de vendas. Com isso, os colaboradores se reconectam com a missão da empresa e sentem como o seu trabalho contribui para melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas.

Vejam alguns exemplos inspiradores de missão e tente adivinhar a quais companhias pertencem – Facebook, Unilever, Takeda Farma, Danone, Google, Cirque du Soleil (as respostas estão no final do post)

Orientation

  1. “Levar saúde, por meio de alimentos, ao maior número depessoas possível.”
  2. “Invocar a imaginação, provocar os sentidos e evocar as emoções das pessoas ao redor do mundo.”
  3. “Organizar as informações do mundo e torná-las mundialmente acessíveis e úteis.”
  4. “Ajudamos as pessoas a se sentirem bem, bonitas e a aproveitarem mais a vida com marcas e serviços que são bons para elas e para os outros.”
  5. “Nossa companhia se dedica a melhorar a saúde dos pacientes em todo o mundo por meio da liderança em inovação de medicamentos.”
  6. “Dar às pessoas o poder de compartilhar e tornar o mundo mais aberto e conectado.”

 

Ficou inspirado? Então, lembre-se de que trabalhar em algo que acreditamos é fantástico! Quando isso acontece, vestimos realmente a camisa e, por isso, todos os nossos esforços valem a pena!

Believe

2. Seja o exemplo!

Tenha uma postura positiva diante dos desafios. Lembre-se do velho e inteligente jargão: “uma atitude vale mais que mil palavras”. Além disso, o comportamento do líder legitima o de sua equipe. Por exemplo, se você não demonstrar uma atitude positiva, alguns colaboradores podem pensar: “Se ele(a) que é líder não está motivado(a), por que eu devo ficar?” Por isso, não adianta querer que o time fique motivado se a liderança não estiver e não demonstrar estar. Segundo um estudo de Paul Rozin e Edward Royzman, ambos professores de psicologia da Universidade da Pensilvânia, uma perspectiva negativa é mais contagiosa que uma positiva. Portanto, manter-se motivado e identificar e neutralizar as “laranjas podres” do time favorecerá a moral da sua equipe.

Além disso, você já trabalhou com alguém que você admira e respeita? É tão bom estar perto de pessoas assim, não é? Aprender, se inspirar.. Já ouvi pessoas falarem, aceitei vir trabalhar em tal lugar principalmente por causa de Fulana(o). Pois é, um líder pode ser tanto um fator motivador e inspirador e fazer a diferença, como o contrário também. Portanto, atenção! Verifique em qual das opções você tem se encaixado mais!

Be an example

3. Conheça as pessoas

Você já tomou algum tempo para conversar com as pessoas da sua equipe sobre suas expectativas, o que o gostam de fazer, o que as motivam e os pilares que as mantém na empresa? Como um bom líder, você é importante entender exatamente o que motiva cada um para saber atribuir funções e recompensá-los de forma eficaz. Por exemplo, há pessoas que são movidas por novos desafios, então, atribuir funções repetitivas e rotineiras pode fazê-las pedir as contas! Ou então, imagine recompensar um colaborador que já tem um alto salário com um generoso bônus quando no fundo, tudo o que ele mais quer é poder trabalhar de casa e ficar mais perto da família nas tardes de sexta-feira?

Undesirable gift

Também é importante de se ter em mente é que estes pilares podem mudar, ganhar ou perder relevância de acordo com o momento de vida da pessoa. Por exemplo, no início de carreira, muitos têm como pilares mais importantes o salário, a ascensão na carreira. Já quando iniciam uma família, esses podem ainda ser significantes, mas outro como ‘ter tempo para se dedicar e ela’ também pode passar a ser considerado. Infelizmente, já vi diversas empresas perderem excelentes profissionais porque não souberam entender e lidar com essas mudanças.

Já no meu caso, um pilar que antes não existia quando era funcionária e que hoje é extremamente importante para mim é a liberdade e autonomia para criar e tomar decisões. Este pilar nunca foi considerado em meus tempos de colaboradora e hoje, como empresária é um dos mais valiosos para mim. Por isso, é sempre bom estar atualizado em relação aos fatores de motivação de sua equipe e suas evoluções.

human life cycle

Outro ponto que também é bacana de conhecer são os sonhos da sua equipe. Descobrir e poder ajudar a alcançá-los direta ou indiretamente pode ser um grande estimulante para que o time entregue o seu melhor. Há aqueles que desejam aprender ou melhorar o inglês, outros que querem cursar uma faculdade ou pós graduação, fazer uma viagem especial com a família, se casar, comprar a casa própria, mudar de país, ser promovido… A ajuda não precisa se restringir a bônus e promoções.

Marcio Fernandes, CEO da Elektro, por exemplo, cita em seu livro “Felicidade dá Lucro”, que costuma chamar seus colaboradores para ouvir o que desejam e não é raro ele lançar desafios como “Daqui a dois anos, vou te chamar aqui na minha sala novamente. Se você não tiver com o inglês fluente, como diz que deseja, vou te demitir, combinado?”

Há diversas formas de incentivar as pessoas. Descobrir os seus sonhos e ajudar a realizá-los pode levá-los a atingir altos níveis de performance, não acha? E você, o que faz para incentivar o seu time?

Entender e saber lidar com cada integrante é, portanto, extremamente importante para manter seus colaboradores motivados e pode ser tão desafiador quanto reger uma orquestra. Então, separe parte de seu tempo para conhecê-los!

4. Reconheça os avanços

Não deixe de reconhecer os grandes e pequenos avanços de sua equipe. De acordo com uma pesquisa de Rick Hanson, membro da Greater Good Science Center da Universidade de Berkeley e autor de diversos livros como O cérebro de Buda, más notícias são guardadas na memória de longo prazo assim que são identificadas enquanto as boas devem permanecer em nossa percepção por pelo menos 12 segundos para que sejam transferidas das memórias de curto para as de longo prazo. Por isso, bora, reconhecer e fortificar o que é positivo!

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Outro benefício de reconhecer é que, com isso, além de satisfazer a necessidade de reconhecimento do colaborador, você também poderá deixar mais claro que tipo de atitudes são valorizadas pela empresa e estas servirão de exemplo para os demais. Lembre-se que para você que é líder é essencial saber o que é relevante e correto para a empresa. E transmitir e alinhar estes conceitos, estratégias e valores com a sua equipe faz parte de sua função.

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Acho que depois disso tudo, nem é preciso dizer o quão interessante é reconhecer e incentivar as conquistas da sua equipe, né?

5. Construa oportunidades e soluções com seu time

Fatores externos menos favoráveis, problemas e desafios surgem o tempo todo, principalmente em tempos de crise. Clientes passam a ficar mais exigentes, budgets são cortados e cabe a nós sabermos nos adaptar à novas circunstâncias. Nós temos a opção de ficar nos queixando, culpando os outros pelos fracassos e ver nossos resultados despencarem ou reagir de forma determinada e positiva com a finalidade de nos ajustar a essas mudanças e quem sabe até potencializar nossas oportunidades.

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Não sei se você sabe, mas uma forma de iniciar o processo de inovação é criar soluções para problemas existentes e/ ou demandas não atendidas. Por isso, muitas vezes, são nessas circunstâncias que muitos processos se tornam mais eficientes e novos produtos, serviços, empresas e inovações são criadas. Diante da crise de 2008, por exemplo, foi a vez do surgimento das companhias de economia compartilhada. Com este conceito surgiram o AirB&B e o Uber que começaram com capital próximo ao zero e hoje valem milhões de dólares. Por isso, não fique aí parado se lamuriando e ‘bora’ buscar e criar oportunidades!

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Já se o problema foi originado por uma falha interna, é, preciso entender suas causas e construir junto ao seu time possíveis soluções. Lembre-se, você é o líder do time e as falhas também são de sua responsabilidade. O seu conhecimento, experiência, apoio e orientação são extremamente importantes para o aprendizado e evolução do time. Sem contar que o trabalho em equipe, pode atingir resultados ainda mais criativos e interessantes que se desenvolvidos por uma só pessoa.

Solução encontrada, convide o time para uma sessão de reflexão, na qual os aprendizados são levantados e compartilhados. Assim, todos podem aprender com as experiências positivas e negativas e visões dos outros ; )

Por isso, não perca tempo procurando os culpados. Ao invés disso, invista tempo nas soluções e lições aprendidas!

solution

Ufa! Que complexo que é ser um líder e manter o seu time motivado, né? Pois é, ninguém disse que é fácil! Lidar com o ser humano é uma das coisas mais complexas da vida… mas se você está neste posto é porque tem toda a capacidade, competência para chegar lá! E se chegou até o fim do post, é porque tem o interesse genuíno de motivar e engajar a sua equipe! Parabéns!!

You can do it

Muito obrigada pela leitura!

Adoraria, saber o que tem feito para motivar e engajar a sua equipe? O que já fez e deu certo? E o que não deu? O que vocês aprenderam? Você sabe quais são os seus pilares? E os de sua equipe?

Ficarei super feliz de saber sobre a suas experiências! E se curtiu o nosso post, comente compartilhe!

Ah, antes que eu me esqueça, seguem as respostas das missões e suas empresas da dica 1: Facebook – f, Unilever – d, Takeda – e, Danone – a, Google – c, Cirque du Soleil – b

Um grande abraço,

Milly C

Milly é cofundadora e diretora executiva da INTEGRAPRO, formada em Administração de Empresas pela USP, Practitioner em PNL pela Elsever Institute, Coach Certificada pela ICI, Pós graduada em Inteligência de Mercado pela FIA-USP. Cursou Estratégia de Negócios na Universidade de La Verne, Califórnia e Branding e Gestão de Projetos na ESPM. Atuou como consultora de inteligência de mercado em projetos para bancos, adquirentes, telecoms, possui experiência em indústria farmacêutica e conduz atividades em português, inglês, espanhol e francês.

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